Forças Armadas do Brasil

Picture
As forças armadas são instituições permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob autoridade do presidente da República. Cabem às três Armas a defesa da soberania nacional, a garantia dos poderes constitucionais e, quando solicitadas, em situações emergenciais, também a manutenção da lei e da ordem. Desde 1999, o Ministério da Defesa incorpora os antigos ministérios militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Parte de sua atenção é dirigida a uma fiscalização mais intensa das fronteiras brasileiras.

As forças Armadas não têm poder de policia, ou seja, não devem ser empregadas em funções de segurança pública ou no combate a movimentos sociais e ao crime organizado, como é o caso do narcotráfico. No entanto, em caso de extrema necessidade, assumem tais atribuições, se autorizadas pelo presidente e com a concordância do governador do estado.

 Exército

O Exército atua não só na defesa da ordem e da legalidade em todo o território nacional como também é chamado para missões em situações de emergência e interesse social – por exemplo. Enchentes e Secas.

   Efetivo: O efetivo do Exército em 2004 é de 192 mil militares. Desse total, 2 mil são mulheres, oficiais ou sargentos.

Marinha  

   A Marinha brasileira tem como função primordial orientar e controlar a Marinha mercante (transporte de cargas), garantir a segurança da navegação e contribuir com a formulação, a implementação e a fiscalização de políticas sobre o mar e águas interiores.

 

   Efetivo: O efetivo da Marinha é de 48 mil militares.

Aeronáutica  

   A Força Aérea Brasileira (FAB) é dividida em três grandes unidades operacionais – de transporte, de carga e de patrulhamento – subdivididas em grupos, esquadrões e esquadrilhas. A FAB tem como missão defender o espaço aéreo nacional e gerenciar a aviação civil, a infra-estrutura aeroportuária e o Correio Aéreo Nacional, além do programa espacial brasileiro. É responsável também pelo gerenciamento do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

 

   Efetivo: O efetivo é de 66 mil militares, entre os quais, 4 mil mulheres.


                    Alistamento Militar

1. Quem deve fazer alistamento militar?

R - O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Os brasileiros naturalizados ou os que optaram pela nacionalidade brasileira são obrigados a fazê-lo a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receberem o Certificado ou o Termo de Opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

2. Que documentos devo levar para alistar-me?

R - Certidão de Nascimento ou Casamento original.
- Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção).
- Registro de Emancipação (no caso dos índios).
- Duas fotos 3x4 (sem data e recente). 

-
Comprovante de residência.

3.Quando eu devo fazer o alistamento militar?

R - O jovem deve alistar-se de 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que completar 18 (dezoito) anos de idade. Isto também vale para cidadãos brasileiros que residem no exterior.

4. Onde posso realizar o alistamento militar?

R - Procure a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. A JSM é um órgão da Prefeitura Municipal onde o jovem poderá procurar por informações quanto a sua localização. Os brasileiros que residem no exterior devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

5. Quais as punições para quem deixa de alistar-se?

R - As punições para o jovem que não se alistar vão desde o impedimento para obter; passaporte, carteira profissional até a impossibilidade de prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino. 


O Jovem ao Ingressar nas Forças Armadas Brasileiras

As Forças Armadas Brasileiras festeja a cada ano a incorporação de cada jovem em suas fileiras.

Este ritual é repetido a cada ano, pois é a oportunidade de dar boas vindas aos mais novos irmãos de farda.

O jovem aluno chega e transpõe já em forma o portão principal das unidades militares.

O jovem coloca na bagagem informações e expectativas em relação a um novo mundo de convivência, que dentro em pouco se sentira mais assemelhado aos que encontrou, pois em breve vestira e honrara a mesma farda, será chamado de militar das Forças Armadas Brasileiras.

O jovem ao ingressar nas Forças Armadas Brasileiras se torna disciplinado, amante da Pátria, aprende o significado da palavra Ordem, a defender a nossa Pátria amada e em tempos de paz a exercer a cidadania apoiando situações sensíveis, por exemplo; no combate a Dengue e em outras mazelas nacionais e a auxiliar a população nas situações de calamidades públicas.

Para o jovem servir a nossa Pátria é elevar a sua auto-estima como um todo, melhorar a sua qualidade de vida pessoal e profissional, adquirir novos conhecimentos, alem de se manter distante de ações negativas da marginalidade e da nefasta do narcotráfico os quais encontram campo fértil entre a juventude para aliciá-los.

O jovem terá sempre em mente, de que onde estiver fardado ou não, individualmente ou em grupo de que sempre estará sendo visto como referência, fora de sua pessoalidade como um Militar das Forças Armadas Brasileiras.    

O jovem prossegue pelos caminhos que se abrem, seguindo sempre atento, humilde e determinado a aprender sempre, tendo sede de conhecimento e informações que o ajudara no presente e no futuro, e mais tarde, se Deus assim permitir se tornará um futuro Oficial Comandante orgulhosamente qualificado, mas antes de tudo entenderá que a Arte de Comandar é Tão Nobre Como a Arte de Obedecer.  

 

Antes de Formarmos Futuros Profissionais, Devemos Formar Futuros Cidadões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jovem Chegou a Sua Vez!

 

 

Tenha um futuro garantido, com benefícios e estabilidade.

 

 

Ingresse na Carreira Militar

 

 

Rapazes

De 13 a 23 Anos – Cursando da 7ª Série até o 2º Grau Completo

 

 

Moças

De 16 a 23 Anos – Cursando a partir da 2ª Série do 2º Grau

 

 

(Varias escolas militares para ingressar): Aeronáutica – Marinha - Exército

 

 

                Vantagens como aluno (a) militar após o ingresso

 

Como aluno (a) de uma escola militar, você terá um dos melhores ensinos do pais, você recebera estabilidade profissional, garantia de emprego, alimentação, uniformes, praticas de esportes, assistência médica e odontológica, licença nos finais de semana, férias, salário mensal como aluno, cursos técnicos e profissionalizantes etc. 

 

 

             Você poderá seguir uma das seguintes especialidades

 

 

- Piloto                      - Eletricidade e Instrumentos                      - Desenho

- Químico                  - Técnico de Vôo ou Terra                         - Comunicação

- Meteorologia          - Armas Submarina                                     - Navegação

- Eletrônica               - Informática                                                - Operador de Radar

- Artilharia                - Controlador de Vôo                                   - Mecânica e Armamento

- Engenharia             - Mecânico de Aviação                                 - Armamento

- Intendência             - Pára-Quedismo                                           - Administração

- Fotógrafo Aéreo     - Saúde                                                          - São mais de 27 áreas técnicas

         

         

 

 

      São Mais de 12.000 Vagas Distribuídas em 22 Escolas Militares

 

             

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

Escolas Militares

 

MARINHA DO BRASIL

 

COLÉGIO NAVAL – CN

         O Colégio Naval tem o propósito de preparar e relacionar alunos para ingresso na Escola Naval, ministrando além das disciplinas de cunho militar, o ensino médio.
         Durante o período de formação, três anos, os alunos são incentivados ao estudo, adquirindo sólida formação intelectual, naval e militar naval. 
         O regime do Colégio é o de internato, com saída nos finais de semana. Durante a formação, o aluno tem direito a alojamento, alimentação, assistência médica, hospitalar, odontológica e psicológica gratuitamente, além de ajuda de custo, para as despesas pessoais.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

 

        -ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter no mínimo 15 anos e menor de 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo a 8ª série do ensino fundamental; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de maio a junho.


 

Local: Angra dos Reis – RJ.

Site: www.mar.mil.br/cn/

 

ESCOLA NAVAL – EN

         A Escola Naval tem o propósito de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha, em nível de 3° grau. Para a consecução do seu propósito, a Escola Naval ministra curso de graduação necessário ao desempenho de funções peculiares a oficial subalterno e supervisiona as atividades curriculares desenvolvidas no ciclo pós-escolar. 
         A duração do curso é de quatro anos em regime de internato. Após a formação acadêmica, nas condições de guarda-marinha, começa a viagem de instrução a bordo do navio-escola, aprimorando os conhecimentos acadêmicos e profissionais necessários ao desempenho do futuro oficial do Corpo da Armada.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter mais de 18 anos e menos de 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de maio a junho.


Local: Av. Almirante Sylvio de Noronha s/nº - Castelo – Rio de Janeiro – RJ.

Site: www.en.mar.mil.br

 

 

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE – EFOMM

         A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é uma universidade do mar, um centro de referência para a formação de oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só no Brasil, mas também para os países que possuam intercâmbio de alunos. 
         Na EFOMM, são formados oficiais em duas opções de curso, quais sejam: o de Náutica e o de Máquinas. O curso apresenta dois períodos distintos: sendo um Acadêmico, com seis semestres de duração; e o outro, de Estágio, compreendido em dois semestres embarcados para o curso de Náutica. 
         Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após o período Acadêmico, como civis, passam a ser regidos pelas normas do Ensino Profissional Marítimo e o Regimento Interno dos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas. 
         A formação do oficial da marinha mercante é realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro, e pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém – PA. 
         As EFOMM não se destinam a formar oficiais para a carreira militar na Marinha do Brasil, pois os concludentes aos cursos são reservistas navais. Os oficiais da Marinha Mercante destinam-se a tripular embarcações civis de transporte marítimo, portanto é uma profissão civil, podendo exercê-la não só no Brasil, mas no mundo todo.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro(a) nato(a) 
         - ser solteiro(a); 
         - idade: ter entre 17 anos e no máximo 22 anos até 31 de dezembro; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de inscrição: anualmente, em junho.


Locais: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – CIAGA – Av. Brasil n° 9.020 – Olaria – Rio de Janeiro. 
           Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar – CIABA – Belém – PA.


 

 

Site: www.mar.mil.br/ciaga/

 

         www.ciaba.mar.mil.br

 

 

 

 

ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS – EAM

         A Escola de Aprendizes-Marinheiros destina-se à formação de marinheiros para o Corpo de Praças e Armada, com regime de internato. 
         Durante o curso, além das aulas previstas no currículo, são realizadas palestras e projeções de vídeo sobre o poder naval e diversas atividades necessárias à adaptação do aluno à vida militar. É, também, constituído de viagens de instrução em navios da Marinha do Brasil, visitas a Organizações Militares e períodos de licenciamento. 
         O currículo do curso é constituído pelas disciplinas do Ensino Profissional Básico e do Ensino Militar Naval, sendo ministrado em dois períodos, estando o aluno nas seguintes condições: no primeiro período, Aprediz-Marinheiro, e no segundo, Grumete. 
         Após formados, os marinheiros farão parte da mais antiga das Forças Armadas, servindo nas diversas unidades da Marinha, em terra ou embarcado.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter entre 18 anos e 21 anos até dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo a 8ª série do ensino fundamental; 
         - período de inscrição: atualmente entre os meses de dezembro e janeiro.


Locais: Vitória – ES, Florianópolis – SC, Fortaleza – CE e Olinda – PE.

Site: www.mar.mil.br/eames/

 

         www.mar.mil.br/eamce/

 

         www.mar.mil.br/eampe/

 

         www.mar.mil.br/eamsc/

 

 

 

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS – CFN

         A Marinha do Brasil, parcela das Forças Armadas com a responsabilidade de garantir os interesses brasileiros no mar e em aéreas terrestres importantes para o desenvolvimento das campanhas navais, encontra-se estruturada como uma força moderna, de porte compatível com as atuais possibilidades do país, capaz de dissuadir possíveis agressores, favorecendo, assim, a busca de soluções práticas das controvérsias. 
         Uma das suas tarefas é a projeção do poder sobre a terra. Para tanto, além do bombardeio naval e aeronaval da costa, poderá a Marinha valer-se dos fuzileiros navais para, a partir de operações de desembarque, controlar parcela do litoral que seja de interesse naval. 
         Após rigoroso treinamento especializado, com a duração de 8 semanas, o fuzileiro está apto e preparado para operações terrestres e anfíbias.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter no mínimo 18 anos e no máximo 21 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo a 8ª série do ensino fundamental; 
         - período de inscrição: atualmente, entre os meses de junho a julho.


Locais: Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – Fortaleza de São José s/nº - Ilha das Cobras – Rio de Janeiro. 
           Centro de Instrução e Adestramento de Brasília – DF.


Site: www.mar.mil.br/cgcfn/

 

 

CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS – CAP

         Todo cidadão, após ingressar na Marinha do Brasil, prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los. 
         O Corpo Auxiliar de Praças destina-se, principalmente, a suprir a marinha com praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, de hidrografia, de informática, de saúde e de manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar. 
         O candidato será matriculado no curso de formação como praça especial, no grau hierárquico de Grumete e após sua aprovação no curso, que tem duração de 17 (dezessete) semanas, será nomeado Cabo do CAP. 
         No primeiro ano de serviço, prestará o estágio inicial, destinado à avaliação de desempenho do militar. 
         Pela legislação em vigor, a última graduação na carreira de Praças é a de Suboficial. São várias as profissões que a Marinha de Guerra necessita arregimentar da sociedade, quais sejam:


         -Técnico em Administração; 
         -Técnico em Administração Hospitalar; 
         -Técnico em Artes Gráficas; 
         -Técnica em Contabilidade; 
         -Técnico em Desenho e Arquitetura; 
         -Técnico em Desenho Mecânico; 
         -Técnico em Edificações; 
         -Técnico em Eletrônica; 
         -Técnico em Eletrotécnica; 
         -Técnico em Enfermagem; 
         -Técnico em Estatística; 
         -Técnico em Estruturas Navais; 
         -Técnico em Geodésia e Geografia; 
         -Técnico em Higiene Dental; 
         -Técnico em Meteorologia; 
         -Técnico em Nutrição e Dietética; 
         -Técnico em Patologia Clinica; 
         -Técnico em Processamento de dados; 
         -Técnico em Prótese Dentaria; 
         -Técnico em Química; 
         -Técnico em Radiologia Médica; 
         -Técnico em Reabilitação; 
         -Técnico em Secretariado; 
         -Técnico em Telecomunicações.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato (ambos os sexos); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia do início do curso; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo o curso técnico relativo à profissão a que concorre; 
         - registro: ter o registro do órgão fiscalizador da profissão a que concorre, se houver.


Local: Centro de Instrução Almirante Alexandrino - Av. Brasil n° 10.946, Penha – Rio de Janeiro.

Obs: Clicar em Diretoria de Ensino

Site: www.mar.mil.br

 

EXÉRCITO BRASILEIRO

 

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXERCITO – EsPCEx

         A Escola Preparatória de Cadetes do Exército é uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é preparar os candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, além de ministrar a 3ª série do ensino médio. 
         Durante o curso, com a duração de um ano letivo, o jovem entra na condição aluno (equivalente a uma graduação entre as de 2° e 3° sgt). Após terminar o ensino médio com aproveitamento, seguirá sem concurso para a AMAN.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter entre 16 a 20 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo a 2ª série do ensino médio; 
         - período de inscrição: atualmente entre os meses de julho a agosto.


Local: Av. Papa Pio XII n° 350 – Jardim Chapadão – Campinas – SP.

Site: www.espcex.ensino.eb.br

 

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS – AMAN

         A Academia Militar das Agulhas Negras tem como missão: formar o Aspirante-a-oficial das Armas, do serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, habilitando-o para os cargos de tenente e capitão não-aperfeiçoado; graduar o Bacharel em Ciências Militares e iniciar a formação do Chefe Militar. 
         Nesse prisma, a visão de futuro da Academia é ser em referencial de excelência, no âmbito das Forças Armadas, como estabelecimento de ensino em processo contínuo de desenvolvimento.
         Atualmente, a formação inicial desses líderes militares tem início na EsPCEx, com a duração de um ano letivo, e posterior transferência para a Academia com formação de quatro anos, em nível superior.


Local: Rodovia Presidente Dutra km 306 – Resende – RJ.

Site: www.aman.ensino.eb.br

 

 

 

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA – IME

        Instituto Militar de Engenharia é o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de engenharia e pesquisa básica. 
         Nasceu o Instituto Militar de Engenharia, em 1959, com a fusão da Escola Técnica do Exército com o Instituto Militar de Tecnologia. Dessa forma, o IME é a primeira Escola de Engenharia das Américas e a terceira do mundo, pois sua origem remonta a 1792. 
         O Instituto destaca-se por ter formado inúmeras gerações de engenheiros, civis e militares, que muito contribuíram para o desenvolvimento nacional. 
         Os cursos em nível de graduação do IME têm a duração de cinco anos, sendo oferecidas as seguintes áreas:


         - Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil); 
         - Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Comunicações; 
         - Engenharia Mecânica e de Armamento; 
         - Engenharia mecânica e de automóveis e Engenharia de materiais; 
         - Engenharia Química; 
         - Engenharia Cartográfica; 
         - Engenharia de Computação.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter entre 16 e 22 anos de idade até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de agosto a setembro.


Local: Praça General Tibúrcio, 80 – Praia Vermelha – Rio de Janeiro.

Site: www.ime.eb.br

 

 

ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS – EsSA

         A Escola de Sargentos das Armas é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia e Comunicação. 
         O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber em saldo por mês para as despesas pessoais. 
         O curso é dividido em dois períodos: o Período Básico, sob a coordenação da EsSA, com duração de 34 semanas, é desenvolvido nas unidades dos corpos de tropas; e o Período de Qualificação, nas dependências da EsSA, em Três Corações – MG, composto de quarenta e três semanas, nas quais o aluno recebe instruções especificas da Arma escolhida.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter entre 18 e 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter ou estar concluindo a 3ª série do ensino médio; 
         - período de inscrição: atualmente, nos meses de junho e julho.


Local: Av. Sete de Setembro n° 628 – Três Corações – MG.

Site: www.esa.ensino.eb.br

 

FORÇA AÉREA BRASILEIRA

 

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DA AERONÁUTICA – EPCAR

         A Escola Preparatória de Cadetes tem por finalidade ministrar o ensino médio, com duração de três anos letivos, além das instruções militares. 
         As instruções militares têm como proposta levar o aluno a valorizar a carreira e seus ideais, promovendo o entusiasmo pela aviação militar e pela Força Aérea Brasileira.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter no máximo 17 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de junho a julho.


Local; Barbacena – MG.

Site: www.epcar.aer.mil.br

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA – AFA

         A Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino que tem por finalidade a formação, em nível superior, dos Oficiais da Força Aérea Brasileira, dos quadros de Aviadores, de Intendentes e de Infantaria. 
         Os cursos têm a duração de 4 anos letivos, quais sejam:


- CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AVIADORES (CFOAV), para rapazes e moças. Os Cadetes estudam matérias de aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, instrução militar, legislação militar, entre outros necessários à formação do Piloto. No segundo semestre do primeiro ano, os alunos já iniciam instrução aérea, para que, ao longo do curso, desenvolvam as qualidades individuais requeridas para o Piloto Militar, dominando o avião em manobras de precisão, em acrobacias, em vôos de formatura e vôos por instrumento.

- CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE INTENDENTES (CFOINT), para rapazes e moças. Os Cadetes Intendentes estudam matérias relacionados à administração financeira, aprendendo a moderna ciência da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência e de suprimento técnico, integrado ao sistema logístico do comando da Aeronáutica.

- CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE INFANTARIA (CFOINF), somente para rapazes. Os cadetes estudam métodos de defesa e segurança das instalações militares, emprego de defesa antiaéreas, de aeródromos e sítios, comando de frações de tropas e de equipes de incêndio, legislação militar, emprego de armamento, serviço militar e mobilização.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter no máximo 20 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de maio a junho.


Local: Pirassununga – SP.

Site: www.afa.aer.mil.br

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA – ITA

         O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária que tem por finalidade promover, por meio do ensino e da pesquisa a formação de profissionais de nível superior. 
         Os cursos de engenharia do ITA são ministrados em cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, com todas as especialidades. Os três seguintes constituem o curso profissional que, atualmente, abre-se em cinco especializações: Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica e Computação. 


- CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA: Tem como objetivo a formação de engenheiros, mestres e doutores em engenharia, para atuarem com destaque no desenvolvimento científico e tecnológico do setor aeroespacial; 

- CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA: Tem como objetivo a formação de engenheiros qualificados para o desenvolvimento e pesquisa de processos, sistemas, subsistemas e dispositivos eletrônicos.

- CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA: Tem como objetivo primordial a formação de engenheiros, mestres e doutores em engenharia, para que possam atuar com destaque no desenvolvimento cientifico e tecnológico do país.

- CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA: Tem por objetivo capacitar o engenheiro a conceber, projetar e implantar aeroportos e heliportos, planejar e analisar o transporte aéreo e subsidiar o controle e o gerenciamento do tráfego aéreo, na sua área de atuação. 

- CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO: Tem por objetivo habilitar o engenheiro a desenvolver sistemas de computação, tanto na aérea de software quanto de hardware.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a) e não-arrimo de família; 
         - idade: ter no máximo 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de agosto a setembro.


Local: São José dos Campos – SP.

Site: www.ita.br

 

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA – EEAR

         A Escola de Especialistas de Aeronáutica é a instituição responsável pela formação dos Sargentos de Carreira, dos Sargentos Especialistas, dos Taifeiros, bem como ministra os cursos de aperfeiçoamento às suas praças. 
         Atualmente, a Escola é o maior complexo de ensino técnico da América Latina e, para tanto, abriga os seguintes cursos:


- CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS (CFS – B)

         O curso de formação tem a duração de quatro semestres letivos, abrangendo as disciplinas nos campos geral, militar e técnico-especializado. 
         As diversas instruções têm como finalidade: apresentar os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos seus alunos nos seus diferentes níveis; incorporar nos instruendos elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela Força aérea; preparar o futuro sargento para obter desempenho profissional e poder exercer as atribuições de sua especialidade. 
         As especialidades oferecidas nos diversos cursos são:


         - Eletricidade de vôo; 
         - Meteorologia; 
         - Suprimentos; 
         - Informações; 
         - Cartografia; 
         - Comunicações; 
         - Estrutura e pintura; 
         - Foto-inteligência; 
         - Mecânica de aeronaves; 
         - Material bélico; 
         - Eletromecânica; 
         - Guarda e segurança; 
         - Metalurgia; Desenho; 
         - Equipamento de vôo; 
         - Administração.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade:  ter concluído ou estar concluindo o ensino médio; 
         - período de  inscrição: atualmente, entre os meses de abril a maio e de setembro a outubro.


- ESTÁGIO DE ADPTAÇÃO À GRADUAÇÃO DE SARGENTOS (EAGS-B)

         Os alunos do Estágio têm formação nos campos geral e militar, pois é aproveitada a especialização técnica que constitui requisito básico para o ingresso na Força Aérea Brasileira. 
         Para ingresso no Estágio, que tem a duração de 24 semanas, é necessário que o candidato tenha um dos seguintes cursos:


         - Técnico em eletrônica ou mecatrônica; 
         - Técnico em administração; 
         - Técnico em eletricidade; 
         - Técnico em radiologia; 
         - Técnico em patologia clínica; 
         - Técnico em construção civil; 
         - Técnico em cartografia; 
         - Técnico em enfermagem; 
         - Técnico em odontologia em higiene dental; 
         - Técnico em edificações.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - escolaridade: ter concluído ou estar concluindo o ensino médio técnico; 
         - período de inscrição: atualmente, entre os meses de abril a maio e de setembro a outubro.


- CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – BÁSICO EM CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO (CFS – ME – BCT)

         O curso tem a finalidade de formar controladores de vôo que exercem as funções nos diversos aeroportos do país, responsáveis pelo controle de vôo das aeronaves e no espaço aéreo, tanto convencional como radar.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro (a) nato (a); 
         - ser solteiro (a); 
         - idade: ter no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
         - período de inscrição: atualmente, provavelmente no mês de junho.


- CURSO DE FORMAÇÃO DE TAIFEIROS (CFT-B)

         O curso é ministrado a candidatos possuidores do ensino médio e curso do SENAC ou equivalente nas especialidades de garçom ou cozinheiro, visando proporcionar aos instruendos experiência de aprendizagem que os habite a executar tarefas inerentes à graduação de Taifeiros-de-Primeira-Classe.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

         - ser brasileiro nato; 
         - ser solteiro; 
         - idade: ter no máximo 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição; 
        - escolaridade; ter concluído ou estar concluindo o ensino médio e ser possuidor do curso de garçom ou de cozinheiro; 
         - duração do curso: 16 semanas; 
         - período de inscrição: anualmente, entre os meses de janeiro e fevereiro.


Local: Guaratinguetá – SP.

Site: www.eear.aer.mil.br